Alessandra dos Santos

O uso de tecnologias interativas e colaborativas da web 2.0 na publicização científica: a importância de novas práticas científicas para o bem comum, a democratização da ciência e o acesso à saúde

Texto para exame de qualificação, escrito seguindo mais ou menos a forma de relatório, apresentado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, como requisito parcial para obtenção do grau de Doutor em Ciências. Área de concentração: “Configurações e Dinâmicas da Informação e da Comunicação em Saúde”. Linha de pesquisa: “Informação, Comunicação e Inovação em Saúde”. Setembro de 2016.

Orientador: Prof. Dr. Nilton Bahlis dos Santos e Coorientadora: Prof. Dra. Beatriz Cintra Martins

Mídia colaborativa online: um novo jeito de fazer TV.

Pretendemos refletir sobre o papel das mídias independentes, que se tornou evidente durante as manifestações de junho de 2013, no Brasil, analisando o formato de jornalismo colaborativo, participativo, on-line e sem cortes, compartilhado via redes sociais pela Internet. Usaremos o exemplo dos coletivos de mídia alternativa e apontaremos as práticas de coletivos de mídia que atuaram nas manifestações no Rio de Janeiro até outubro daquele ano.

Experiência pedagógica de um curso de tecnologias de nuvem ofertado para alunos de graduação com interesse em saúde

A equipe do grupo de Pesquisa "Tecnologias, Culturas e Práticas Interativas e Inovação em Saúde", que tem como laboratório de experimentações o Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas da Fiocruz (Next/Fiocruz), coordenado pelo Prof. Dr. Nilton Bahlis dos Santos realizou um Curso de Férias, Edição Inverno 2015, com foco em tecnologias de nuvem para a saúde no Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), para estudantes de graduação.

Ciência Aberta 2015 - A EXPERIÊNCIA DE UM EVENTO ENTRE A SABEDORIA COLETIVA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Esse trabalho apresenta uma reflexão sobre a experiência da organização de um Congresso na Internet pelo Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas (Next) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Novas mídias como arquitetura pedagógica: a experiência do NEXT/Fiocruz

O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em sala de aula é uma tendência que veio para ficar. No entanto, com a chegada das mídias sociais interativas, é preciso repensar a prática didática a fim de incorporar sua dinâmica ao processo de ensino-aprendizagem. Neste artigo, num primeiro momento, refletimos sobre as características das mídias digitais, com ênfase à conectividade, interatividade e ubiquidade como elementos distintivos desse ambiente. Em seguida, exploramos o caráter emergente da prática de ensino ancorada em tecnologias interativas e colaborativas.

Ambientes de nuvem para pesquisa e educação: o caso do Next

Com a ampliação da Internet, academia e outras instituições passaram a se relacionar com ela, com um misto de flerte e medo. Por um lado, porque o seu potencial de automatização de rotinas, comunicação e pesquisa, a transforma em objeto de desejo; e por outro, pela dificuldade de utilizá-la, já que ela não parece aceitar rotinas, dando a impressão de descontrole.

I Conexão Internacional de Saúde e (Ciber)Cultura: uma experiência na fronteira da Academia com a Sociedade em Rede

Esse trabalho apresenta uma reflexão sobre a experiência da organização de um Congresso na Internet pelo Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas (Next) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/Fiocruz).

Um fantasma ronda o Brasil e o mundo: o fantasma das Redes Sociais

Quando nos apresentamos no Seminário do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL), em dezembro de 2012, procuramos mostrar que as modificações na maneira de processar informações e interagir em sociedades complexas, características da Cibersociedade e viabilizadas pela Internet, tendiam a colocar em cheque as organizações sociais e políticas existentes hoje em dia.

Lições Aprendidas em uma Experiência de Utilização do Facebook como Arquitetura Pedagógica de Apoio a um Curso em Regime Blended Course

Este artigo é um estudo de caso relativo ao curso “As Redes Sociais Antes e Depois da Internet: O Que São e Suas Possibilidades Para a Saúde” realizado no Programa de Pós-Graduação em Informação, Comunicação e Saúde (PPGICS) do Instituto de Comunicação e Informação em Ciência e Tecnologia (ICICT) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), para alunos de Mestrado e Doutorado, com características de Blended Course, de Aprendizagem Ubíqua e de Educação em Rede. O curso ocorreu na modalidade presencial, semipresencial e a distância.

Um fantasma ronda o Brasil e o mundo: o fantasma das Redes Sociais

As modificações na maneira de processar informações e interagir em sociedades complexas, características da Cibersociedade e viabilizadas pela Internet, tendem a colocar em cheque as organizações sociais e políticas existentes hoje em dia. As estruturas centralizadas (e as descentralizadas através de mediadores, como é o caso da Democracia Representativa), não tem capacidade de absorver as energias sociais geradas pela interação intensa dessas sociedades.

Subscrever RSS - Alessandra dos Santos