Nilton Bahlis dos Santos

A qualificação do Agente Comunitário de Saúde diante do envelhecimento populacional

A forma como a sociedade cuida de suas pessoas idosas está ancorada em muitos pontos de proteção e segurança. Esta pesquisa considerou que o Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um desses pontos estratégicos que podem proporcionar aprendizagens à pessoa idosa capazes de lhes trazer bem estar e qualidade de vida. Tal intento depende da inclusão de conhecimentos sobre envelhecimento populacional e longevidade na prática do ACS, articulados pela formalidade do ambiente institucional e pelos saberes próprios, além daqueles construídos ao longo da interação com a população idosa.

Internet e Saberes Populares no Trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde

Tema:
Relato de Experiência / GT O Pensamento Crítico e a Educação Emancipatória na Formação dos Trabalhadores de Saúde Mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC);
Texto (resumo):

Período de Realização da experiência
O trabalho foi realizado de setembro de 2015 a março de 2016.

Os ativistas do diabetes: um caso de participação social online que marca presença

As redes sociais se fortalecem e modificam com o advento da internet, e mais precisamente, com o surgimento da web. Nas comunidades virtuais há possibilidade de igualdade na participação de todos que ali se manifestam. Isto permite um novo modo de se comunicar, que reflete no campo da saúde como um movimento solidário na busca, se não da solução, da redução das consequências de problemas e de construção de conhecimentos de modo coletivo.

Experiência pedagógica de um curso de tecnologias de nuvem ofertado para alunos de graduação com interesse em saúde

A equipe do grupo de Pesquisa "Tecnologias, Culturas e Práticas Interativas e Inovação em Saúde", que tem como laboratório de experimentações o Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas da Fiocruz (Next/Fiocruz), coordenado pelo Prof. Dr. Nilton Bahlis dos Santos realizou um Curso de Férias, Edição Inverno 2015, com foco em tecnologias de nuvem para a saúde no Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), para estudantes de graduação.

O uso de tecnologias de nuvem para a organização e transmissão on air de um evento científico de saúde

Trata-se de um relato de experiência do trabalho em equipe de organização e utilização das tecnologias interativas como whatsApp, facebook e transmissão on air, no I Congresso Norte e Nordeste de Saúde Baseado em Evidências (I Consebe). Os objetivos foram: promover o engajamento da equipe de organização do evento por meio das tecnologias interativas; conectar redes de conhecimento na área de saúde baseada em evidências.

Recursos Interativos e potencialidades da internet: Os cursos do Next

Este trabalho relata o aprendizado desenvolvido través de experimentações de recursos interativos, como aluno, monitor e observador participante em três cursos do Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas (Next), laboratório de experimentação do Grupo de Pesquisa "Tecnologias, Culturas e Práticas Interativas e Inovação em Saúde" da FIOCRUZ. Os cursos foram coordenados e ministrados pela equipe do Next.

Ciência Aberta 2015 - A EXPERIÊNCIA DE UM EVENTO ENTRE A SABEDORIA COLETIVA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Esse trabalho apresenta uma reflexão sobre a experiência da organização de um Congresso na Internet pelo Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas (Next) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Jornadas de Junho, midiativismo, narrativa colaborativa e emergência na rede distribuída da Internet

Este artigo se propõe a investigar o processo de midiativismo insurgente nas manifestações de 2013 potencializado pelas redes sociais. Analisa como as redes facilitaram a difusão de um sistema de mídia horizontal e descentralizado estudando como os novos processos de produção promovem uma mudança nas relações e dinâmicas dos sistemas de comunicação e informação, seja pautando reportagens, seja construindo disputas e espaços políticos em ambientes virtuais.

Páginas

Subscrever RSS - Nilton Bahlis dos Santos