Rita de Cássia Machado da Rocha

O Mal de Alzheimer e o cinema: Análise de filmes exibidos entre 2000 e 2007 e sua aplicação ao ensino informal da Ciência e da Saúde

O cinema é uma ferramenta de veiculação de informações ao emular os eventos cotidianos em
suas produções. Visto isso, esse trabalho objetiva identificar de que forma as informações
científicas e as relações de verossimilhança com as reais condições dos portadores sobre o
Mal de Alzheimer foram demonstradas em 10 filmes analisados, todos eles produzidos e
exibidos no período entre 2000 e 2007. Adotou-se a pesquisa qualitativa com o método
descritivo de coleta de dados audiovisuais. Conclui-se que há um enriquecimento das

Os ativistas do diabetes: um caso de participação social online que marca presença

As redes sociais se fortalecem e modificam com o advento da internet, e mais precisamente, com o surgimento da web. Nas comunidades virtuais há possibilidade de igualdade na participação de todos que ali se manifestam. Isto permite um novo modo de se comunicar, que reflete no campo da saúde como um movimento solidário na busca, se não da solução, da redução das consequências de problemas e de construção de conhecimentos de modo coletivo.

A participação popular no SUS fortalecida pelas redes sociais da internet

Solidariedade e resgate de autonomia são algumas das palavras que podem descrever o que se vê e vive, relacionado a saúde, em redes sociais online. Nestes ambientes, cidadãos trocam experiências sobre suas questões de saúde, o que traz uma reflexão sobre a lógica médica dominante, fortemente caracterizada por práticas autoritárias, ainda centradas na doença e não nos indivíduos e na coletividade.

Experiência pedagógica de um curso de tecnologias de nuvem ofertado para alunos de graduação com interesse em saúde

A equipe do grupo de Pesquisa "Tecnologias, Culturas e Práticas Interativas e Inovação em Saúde", que tem como laboratório de experimentações o Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas da Fiocruz (Next/Fiocruz), coordenado pelo Prof. Dr. Nilton Bahlis dos Santos realizou um Curso de Férias, Edição Inverno 2015, com foco em tecnologias de nuvem para a saúde no Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), para estudantes de graduação.

O uso de tecnologias de nuvem para a organização e transmissão on air de um evento científico de saúde

Trata-se de um relato de experiência do trabalho em equipe de organização e utilização das tecnologias interativas como whatsApp, facebook e transmissão on air, no I Congresso Norte e Nordeste de Saúde Baseado em Evidências (I Consebe). Os objetivos foram: promover o engajamento da equipe de organização do evento por meio das tecnologias interativas; conectar redes de conhecimento na área de saúde baseada em evidências.

Recursos Interativos e potencialidades da internet: Os cursos do Next

Este trabalho relata o aprendizado desenvolvido través de experimentações de recursos interativos, como aluno, monitor e observador participante em três cursos do Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas (Next), laboratório de experimentação do Grupo de Pesquisa "Tecnologias, Culturas e Práticas Interativas e Inovação em Saúde" da FIOCRUZ. Os cursos foram coordenados e ministrados pela equipe do Next.

Subscrever RSS - Rita de Cássia Machado da Rocha