Silvia M. M. Costa

Habitação e Urbanismo

Capítulo do livro Política nacional do idoso: velhas e novas questões /Alexandre de Oliveira Alcântara, Ana Amélia Camarano, Karla Cristina Giacomin - Rio de Janeiro: Ipea, 2016. 615 p. : il.: gráfs.)

A qualificação do Agente Comunitário de Saúde diante do envelhecimento populacional

A forma como a sociedade cuida de suas pessoas idosas está ancorada em muitos pontos de proteção e segurança. Esta pesquisa considerou que o Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um desses pontos estratégicos que podem proporcionar aprendizagens à pessoa idosa capazes de lhes trazer bem estar e qualidade de vida. Tal intento depende da inclusão de conhecimentos sobre envelhecimento populacional e longevidade na prática do ACS, articulados pela formalidade do ambiente institucional e pelos saberes próprios, além daqueles construídos ao longo da interação com a população idosa.

Internet e Saberes Populares no Trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde

Tema:
Relato de Experiência / GT O Pensamento Crítico e a Educação Emancipatória na Formação dos Trabalhadores de Saúde Mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC);
Texto (resumo):

Período de Realização da experiência
O trabalho foi realizado de setembro de 2015 a março de 2016.

The longevity revolution: The need to develop a culture of care

Debate sobre os fatores que influenciam o aumento da expectativa de vida, considerado uma Revolução da Longevidade, e consequente aumento da necessidade de uma cultura de cuidado para o envelhecimento ativo e para pessoas com incapacidades.

Informação em saúde suplementar e prática comunicativa

TCC do Curso de Especialização em Comunicação e Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz.

Educação, Comunicação e Novas Tecnologias - ampliação dos meios de expressão do estudante

MONOGRAFIA APRESENTADA COMO REQUISITO PARCIAL PARA A CONCLUSÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO - ESPECIALIZAÇÃO EM ATUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA

INCUBADORA DE CURSOS A DISTÂNCIA: uma experiência no âmbito da FIOCRUZ e a possibilidade de um processo de educação integrado para o SUS

O processo de capacitação e atualização dos participantes do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto de profissionais altamente qualificados com mestrado e/ou doutorado, como de auxiliares, agentes sanitários, cuidadores, promotores, técnicos de saúde pública, membros de organizações populares e ONGs dedicados a atividades relacionadas a área, assim como a educação em saúde da população, tem se demonstrado um desafio.

Subscrever RSS - Silvia M. M. Costa