Hangout: uma alternativa sincrônica e assincrônica para videoconferências e videoaulas

Hangout é um aplicativo do Goolge Plus que permite a troca de mensagens de texto, fotos e vídeos entre usuários através de computador ou dispositivo móvel. É compatível com diversos Sistemas Operacionais, como Windows, iOS e Android. O Hangout pode ser utilizado para um simples bate-papo até para videoconferências e videoaulas em empresas e instituições de ensino. Assim, o Hangout é uma opção interessante e de baixo custo para promover a interatividade em EaD, sincronicamente e assincronicamente, entre público específico ou público em geral, e ainda como recurso aberto na EaD. Com objetivo de divulgar as funcionalidades do Hangout foram elaborados tutorial e vídeo onde é apresentado desde como iniciar e publicar o vídeo de um Hangout no YouTube para quem tiver o link de acesso ou para o público em geral. Todos os processos de comunicação, transmissão, gravação, edição e publicação no Hangout é totalmente realizado nas nuvens, tornando o aplicativo superior ao Skype que não tem opção de transmissão ao vivo e pública, com possibilidade dos espectadores interagirem. Para a transmissão/gravação de um vídeo é necessário que o administrador/professor/tutor e os convidados/espectadores tenham uma conta de e-mail no Gmail e instalem o aplicativo Hangout no computador (PC), celular ou tablet. Também serão necessários câmera, microfone e caixa de som acopladas ao computador ou dispositivo móvel e acesso rápido à internet. O Hangout facilita diversas interações entre pessoas e objetos do conhecimento, incentivando a socialização de produções. Entretanto, uma grande desvantagem do Hangout é que o vídeo automaticamente hospedado no YouTube não tem como ser editado previamente. No decorrer do texto também são apresentadas vantagens e desvantagens do Hangout, com enfoque voltado a importância de se criar interações e vínculos, mesmo quando os atores do processo ensino-aprendizagem estão fisicamente distantes.

Tipo de arquivo: 
Artigo
Evento / Disciplina / Periódico: 
I Seminário Nacional de formação de professores a distância: Desafios e Perspectivas do curso de Pedagogia - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais - CD: ISSN 2358-3614 arquivo 45
Ano: 
2014