I Conexão Internacional de Saúde e (Ciber)Cultura: uma experiência na fronteira da Academia com a Sociedade em Rede

Esse trabalho apresenta uma reflexão sobre a experiência da organização de um Congresso na Internet pelo Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas (Next) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/Fiocruz). O evento se colocou como objetivo mapear, registrar e discutir atividades culturais, de alguma forma registradas, divulgadas ou armazenadas na Internet, que pudessem contribuir com a promoção da saúde e o bem estar social, e avançar nas pesquisas do Next sobre novas formas de produção de conhecimento e Património Intelectual.
Pretendendo se diferenciar dos eventos acadêmicos habituais, a "I Conexão Internacional de Saúde e (Ciber) Cultura" abriu espaço para expressão e debate de diferentes saberes e se propôs a demonstrar e dar voz ao espírito contestador, dinâmico, criativo e reflexivo, presente na cultura da Internet.
Este congresso respondeu às necessidades que se colocam atualmente, sejam elas referentes à popularização da Ciência ou ao germinar de novas práticas culturais na área de Saúde. A aprendizagem com esse evento permitiu que fossem compreendidas algumas das diversas oportunidades do uso integrado das redes sociais associados à academia e à população em geral, sendo que houve uma forte percepção de que a validação social pode ajudar a ampliar os campos de ação da pesquisa científica e seus resultados.

Tipo de arquivo: 
Artigo
Evento / Disciplina / Periódico: 
Artigo escrito para Colóquio (Portugal)
Ano: 
2013