Novas mídias como arquitetura pedagógica: a experiência do NEXT/Fiocruz

O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em sala de aula é uma tendência que veio para ficar. No entanto, com a chegada das mídias sociais interativas, é preciso repensar a prática didática a fim de incorporar sua dinâmica ao processo de ensino-aprendizagem. Neste artigo, num primeiro momento, refletimos sobre as características das mídias digitais, com ênfase à conectividade, interatividade e ubiquidade como elementos distintivos desse ambiente. Em seguida, exploramos o caráter emergente da prática de ensino ancorada em tecnologias interativas e colaborativas. Por últimmo, apresentamos a experiência do NEXT/FIOCRUZ no uso do Facebook como arquitetura pedagógica, como uma contribuição para o amadurecimento de novas metodologias.

Tipo de arquivo: 
Artigo
Evento / Disciplina / Periódico: 
VIII Simpósito Nacional da ABCiber, realizado pelo ESPM Media Lab, nos dias 03, 04 e 05 de dezembro de 2014, na ESPM-SP
Ano: 
2014
Arquivo: