TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA

Dentre os 307 artigos científicos publicados na Revista Brasileira de Educação Médica (RBEM) de 2011 a 2015, 26 consideram as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s) relacionadas ao ensino médico. Incluímos para analise, artigos publicados na Base Scielo, naquele período e sobre essa temática. Entre as TIC’s menos mencionadas estão as Redes Neurais Artificiais (RNA), Serious games baseados em realidade virtual e, Skype. A TIC mais considerada foi a Internet. Não foram mencionados: Hologramas, Rádio, Redes Sociais - a exemplo do Facebook, Lousa Digital, Aplicativos para smartphones, tablets e notebooks tais como QR Codes e Whatsapp, entre outros. A amostra aqui analisada evidencia que as TICs, apesar de atraentes ao ensino, estão sub-utilizadas no ensino médico brasileiro. Pretendemos contribuir para o debate e as práticas acerca do Ensino Médico no espectro do uso das TIC’s nos diversos cursos das Ciências da Saúde. Os resultados permitem a indicação de que são urgentes: a) investimentos na formação docente ao ensino e à pesquisa dessa interface; b) o fomento à interdisciplinaridade intra e extra área da saúde, em debates e projetos e, c) Pesquisas futuras comparativas sobre as TICs no contexto do ensino médico de outros países.

Tipo de arquivo: 
Artigo