Os ativistas do diabetes: um caso de participação social online que marca presença

As redes sociais se fortalecem e modificam com o advento da internet, e mais precisamente, com o surgimento da web. Nas comunidades virtuais há possibilidade de igualdade na participação de todos que ali se manifestam. Isto permite um novo modo de se comunicar, que reflete no campo da saúde como um movimento solidário na busca, se não da solução, da redução das consequências de problemas e de construção de conhecimentos de modo coletivo. Desde a criação do SUS, ampliar a informação dos usuários sobre questões de saúde é um esforço contínuo que traz consigo também novas formas de comunicação. Mas, apesar de todo o desenvolvimento tecnológico e dos modelos comunicacionais, os paradigmas da comunicação - e também da informação – ainda buscam modelos que atinjam determinados objetivos, definidos apenas por um dos pólos da relação comunicacional, como, em geral, o gestor, o governo, as instituições públicas e privadas. A internet modifica esta lógica e traz não apenas a ampliação da participação, mas uma avalanche de diversidade e representatividade da sociedade na discussão do campo da saúde, conduzindo a uma legitimidade que não pode ser entendida como exclusiva e inquestionável apenas quando se pensa nas instâncias oficiais e formais de participação social (Conferências e Conselhos de Saúde). Nesse contexto, as redes sociais virtuais potencializam a possibilidade da população, enfrentar seus problemas e questões de saúde, produzindo conhecimento coletivamente. Uma parte aprende com a outra e ambas podem ser beneficiadas com isso (população e técnicos trocam conhecimentos e, assim, produzem um novo conhecimento). Entendendo que é preciso fortalecer os direitos da população para a participação social no SUS, este estudo busca mostrar a experiência de blogueiros e ativistas do diabetes, que por meio das redes sociais virtuais.

Tipo de arquivo: 
Resumos
Evento / Disciplina / Periódico: 
12º Congresso Internacional da Rede Unida
Ano: 
2016