As Dinâmicas de Educação à Distância a partir da Internet

Os computadores e a Internet aos poucos deixam de ser objetos estranhos nas escolas e no mundo da educação. As novas tecnologias de comunicação, mesmo lentamente, vem se integrando a atividade educativa. Mas elas são basicamente usadas como “apoio”, que se acrescenta à atividade de educação que, da mesma forma, segue seu curso dentro de uma visão e dinâmica bastante tradicional.
O problema é que as novas tecnologias são usadas para fazer as mesmas coisas que já vinham sendo feitas, enquanto os processos e as práticas que elas induzem tem dinâmicas contraditórias com a natureza das atividades tradicionais da educação.
O que faremos neste artigo é apontar que tipo de transformações a Internet e as novas tecnologias de informação trazem para a educação, assim como apresentar, em linhas gerais, algumas das principais características das dinâmicas e processos que ela impulsiona. Características que tornam evidente que esses processos e dinâmicas tem conseqüências muito mais radicais do que podem parecer à primeira vista.

Tipo de arquivo: 
Artigo
Evento / Disciplina / Periódico: 
CREAD 2005
Ano: 
2005