O Portfólio como Estratégia de Informação e Comunicação e de Educação Permanente na Formação em Saúde

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a possibilidade de o portfolio ser estratégia tanto de
informação e comunicação, quanto de educação permanente na formação em saúde. Como parte
integrante de um projeto de pesquisa de doutorado, o portfolio é o objeto empírico deste trabalho.
O portfolio como estratégia de informação e comunicação e de educação permanente nos mais
diversos tipos de formação é utilizado em diversas áreas do conhecimento e sua intencionalidade
e subjetividade é pautada pelo seu uso a partir de diferentes racionalidades. A metodologia de
pesquisa utilizada tem abordagem qualitativa com o interesse de análise das interações entre os
sujeitos de investigação. A produção de conhecimento sobre o portfolio como estratégia,
instrumento de avaliação, como apresentação pessoal e profissional, etc., pode ser incipiente, mas
as leituras, reflexões e discussões destas produções são, a nosso ver, ricas de conteúdos, de
métodos e de intervenções quando da utilização do portfolio nas situações descritas neste
trabalho

Tipo de arquivo: 
Artigo
Evento / Disciplina / Periódico: 
XIII ENANCIB 2012
Ano: 
2012

Palavras-Chave (tag):