INCUBADORA DE CURSOS A DISTÂNCIA: uma experiência no âmbito da FIOCRUZ e a possibilidade de um processo de educação integrado para o SUS

O processo de capacitação e atualização dos participantes do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto de profissionais altamente qualificados com mestrado e/ou doutorado, como de auxiliares, agentes sanitários, cuidadores, promotores, técnicos de saúde pública, membros de organizações populares e ONGs dedicados a atividades relacionadas a área, assim como a educação em saúde da população, tem se demonstrado um desafio. Seja pela dificuldade de oferecer capacitação de forma presencial, em particular pelas distâncias continentais do Brasil, seja pelo caráter diferenciado dos participantes (profissionais, técnicos e população). O Ensino a Distância (EAD) deixou de ser apenas uma forma de aprimoramento em universidades e empresas, e se tornou um recurso efetivo em todos os níveis e modalidades de ensino, aprendizagem e capacitação, nos oferecendo uma oportunidade de enfrentar este desafio, inclusive em regiões críticas e de difícil acesso. Este artigo tem o objetivo de relatar o processo de criação de uma incubadora de cursos a distância, que pretende somar forças e dar suporte a diversas iniciativas de educação formal e não formal, servindo para aumentar a oferta de vagas e serviços educacionais, e também contribuir com a promoção de saúde, levando, com flexibilidade de horário e uma diversidade de metodologias e iniciativas, a educação e formação aos trabalhadores e cidadãos que participam do sistema de saúde em todos os pontos do país. A experiência do Projeto da Incubadora de EAD, que analisamos aqui, aponta para uma reflexão sobre as transformações porque passa o processo educacional, e o reflexo que pode ter no SUS, com as possibilidades que se abrem para sua maior integração.

Tipo de arquivo: 
Artigo
Evento / Disciplina / Periódico: 
Revista RECIIS, Vol. 7, No 3 - 2013
Ano: 
2013