Dispositivo de Interação Virtual (DIV) para Sustentação de Rede de Pesquisadores

De Next
Ir para: navegação, pesquisa

Voltar para Eixo das Redes Sociais na Saúde - Grupo de Pesquisa "Novas Tecnologias, Cultura e Práticas Interativas e Inovação em Saúde" - Página principal

Índice

[editar] Antecedentes do DIV do Next

Nossa primeira experiência na Internet foi o Site da Pesquisa Comunidades Virtuais na Base do SUS [1]. Ainda que desde o inicio trabalhassemos com a idéia de construção de um Dispositivo de Interação Virtual, o site que criamos tem um caracter bastante tradicional. Isto porque não contavamos com recursos de pessoal, além de sofrermos a pressão de uma orientação existente de que todos os sites do Icict deveriam utilizar o programa Public.

Optamos assim pela organização de um site que tinha duas funções principais: ser um site institucional e uma memória da pesquisa em andamento. Desse modo ele se compunha basicamente de informações da pesquisa, seus projetos, sua equipe e sua produção. Secundariamente ele dava também notícias relacionadas aos temas da pesquisa, alimentadas irregularmente já que elas eram feitas ou pelo coordenador da pesquisa ou por iniciativa de uma companheira voluntaria.

Com este perfil o site era basicamente uma referência para os contatos, não exercendo nenhuma atração maior sobre os possiveis interessados nos temas com os quais trabalhávamos, e muito menos sendo capazes de incorporá-los a qualquer atividade.

Desde o inicio trabalhavamos com a idéia de que necessitavamos um site que promovesse interações, no mínimo, do tipo do Site do Observatório para la Cibersociedad ([2]), onde colaboradores e parceiros pudessem ter seus perfis e publicar seus trabalhos.

Paralelamente a criação do site da pesquisa, como complemento, constituimos uma Lista de Discussões [3] que nos permitia interações e trocas de informações com a equipe e alguns amigos.

Na mesma época tivemos a nossa primeira experiência de construção de um Wiki [4] que serviu para experimentação de seu uso como ferramenta. Tinha também uma função institucional e serviu para apoio a atividades educativas quando nos apresentamos no curso de Comunicação e Saúde Latu Sensu do icict.

Por último tivemos também uma primeira experimentação de um ambiente Moodle [5] que nos sermiu para conhecimento de suas ferramentas mas que não chegou a sediar nenhum curso.

Quando entramos na fase de organização do Next fizemos um upgrade de todas nossas ferramentas, criamos um novo site, um novo wiki e um novo servidor Moodle. Colocamos as principais em nossos provedores e cuidamos de integrá-las.

O site ([www.next.icict.fiocruz.br]), centrado em um blog, se colocou como o elemento de integração de todos os dispositivos. Ocorre que sua estrutura era prioritariamente voltada para difusão de conteúdo, o que estava dificultado por não contarmos com pessoas especializadas para fazê-lo. Mas também, e principalmente porque s outros instrumentos ganharam peso, seja por sua interatividade, seja porque respondiam melhor as necessidades do trabalho.

Por um lado o Moodle ([www.next.icict.fiocruz.br/moodle]) que ganhou importância pela própria importância e sucesso do curso que fizemos. Por outro o nosso grupo comunidades virtuais na saúde ([6]) que ganhou volume chegando a quase cem pessoas e se transformando em espaço de contato com aqueles que queriam trabalhar e manter relações conosco. Por último o Wiki, que se transformou em um espaço de apresentação de nossas atividades e pesquisas e se transformou em um instrumento central para a colaboração da equipe. Um lugar onde nós elaborávamos nossos projetos, desenvolvíamos nosso planejamento, coordenávamos algumas iniciativas e produzimos coletivamente relatórios.

A criação da rede social se dá ainda nesta fase, mas vai oferecer a possibilidade de realmente constituirmos um DIV, capaz de se oferecer como ambiente para todas as nossas atividades e iniciativas.

[editar] Um Dispositivo de Interação Virtual (DIV) para a Rede Internet e Saúde

Estamos organizando este Dispositivo para oferecer um espaço de articulação, para pesquisadores, profissionais, instituições de saúde, sociedade civil organizada, estudantes e usuários do sistema de saúde. Este ambiente visa favorecer a interação, viabilizar debates e troca de informações; servir como um laboratório para desenvolver a própria experimentação das tecnologias interativas, favorecendo a formação de um intelectual coletivo de pesquisadores na área de internet, interação e saúde, tarefa foi apontada desde o projeto Comunidade Virtuais no SUS (colocar link para o projeto)

Nossas pesquisas iniciais sobre o uso da Internet e das tecnologias interativas nos levaram a uma conclusão da inviabilidade de enfrentarmos todas questões que se colocavam como necessárias com uma equipe única de pesquisadores, por maior que ela pudesse ser. Por outro lado, mesmo que se abrisse muito o leque, para abarcar todas as coisas que se deveria pensar, existe um outro problema que é a velocidade de renovação e inovação nesta área, que não permite a construção de uma pesquisa centralizada, ou se correria o risco de, quando se chegasse as conclusões sobre determinados problemas, os próprios problemas já estivessem superados.

Isto nos levou a necessidade de construção de uma Rede de Pesquisadores que trabalham Internet e Saúde. Uma rede, descentralizada que reunisse iniciativas diversas de pesquisadores que trabalham com saúde e internet, poderia ser construida a partir da criação de um dispositivo, entendido como ferramenta, mas também como protocolos de relação entre pesquisadores, práticas, rotinas e iniciativas que criasse um ambiente comum, ainda que realizando pesquisas diversas. Este ambiente, ao nosso ver, deveria permitir o desenvolvimento de discussões, publicação de artigos, troca de informações, realizações de eventos, organização de cursos, etc., enfim todo tipo de práticas de pesquisa.

[editar] Projeto de Pesquisa de um Dispositivo de Interação Virtual para uma Rede de Pesquisadores

[editar] Público da Rede

Pesquisadores, Professores e Estudantes do campo Internet e Saúde, Profissionais, Gestores e Técnicos que se propõe o uso da Internet e de práticas interativas no SUS.

[editar] Arquitetura do DIV

Atualmente estamos reestruturando o DIV da Rede Internet e Saúde, colocando a rede social no Coração dele como uma experimentação de um DIV para uma Rede de Pesquisadores. Conforme fomos estudando e experimentando as redes sociais, prática e teóricamente, ela foi se mostrando como uma ferramenta que poderia articular todas nossas atividades, e centrada na ação e não na publicação de conteúdos.

O que queriamos era criar um ambiente onde se desenvolvesse a Rede Internet e Saúde reunindo pesquisadores e ativistas que trabalhassem com o tema Internet e Saúde (ver "Uma iniciativa para a criação do campo e da Rede Interação, Internet e Saúde" - http://www.cibersociedad.net/textos/articulo.php?art=244) em suas atividades de pesquisa, produção teórica, de educação (cursos em EAD). A ferramenta de rede social nos pareceu que poderia ser um grande motor que impulsionasse e estimulasse as interações. Quatro núcleos principais, dispositivos particulares com um certo grau de especialização, além de uma série de aplicativos de Web 2.0, passarão a compor o DIV:

1) A rede social como orgão mais dinâmico onde se desenvolve diversos tipos de interação;

2) O Wiki, como repositório de experiências, planejamento e reflexão do Next;

3) O Ambiente Educativo (Servidor Moodle) ambiente especializado para desenvolvimento de cursos;

4) O Site que passa a ter uma parte mais forte Institucinal e apontadores para rodos os outros dispositivos e aplicativos.

[editar] Metodologia

A escolha do programa a ser utilizado para a rede social, o ELG, se deu por ser esta uma rede social que utiliza os principais recursos existentes atualmente na Internet, com código aberto, permitindo instalação em servidor próprio, sendo utilizado por algumas comunidades importantes, inclusive acadêmicas, e que conta com uma importante comunidade de desenvolvimento.

Em um primeiro momento partimos de uma instalação padrão e propomos a equipe alguns ensaios, que demonstraram sua potencialidade. Varios membros do grupo a experimentaram e alguns desenvolveram algumas atividades dentro dela. Em particular desenvolvemos algumas experiências com membros da equipe e com alunos. Duas que se mostraram importantes, de criação de possíveis ambientes: o PréPós-Graduação (reunindo os orientandos da pesquisa) e duas Oficinas de Artigos, onde foram preparados coletivamente diversos artigos para dois congressos.

Esta experiência nos mostrou a possibilidade de uma metodologia de construção da rede desenvolvendo pari passu o seu povoamento e a modelagem de ambientes e ferramentas específicas para os grupos que vão se incorporando.

[editar] Bibliografia

1) Um Olhar Sociotécnico sobre a Engenharia de Software - [7]

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Ferramentas