Google Wave - Informação e Experimentação

De Next
Ir para: navegação, pesquisa

Índice

[editar] Antecedentes

Durante o ano de 2009, se começou a ouvir falar do Google Wave.

O Google Wave é o que se pode chamar de Dispositivo de Interação Virtual (DIV). Ele cria um ambiente colaborativo que viabiliza a interação dos membros que dele fazem parte e permite a realização de atividades em comum de um grupo ou equipe. Ele conta com uma interface bastante amigável, capaz de incorporar praticamente todos os recursos da Internet (e-mail, videos, edição colaborativa, chat, gadges, etc.) o que, a nosso ver, o torna um instrumento muito importante para a organização de pesquisa e projetos.

Mesmo que a sua plataforma ainda esteja em Beta Teste (em experimentação e desenvolvimento), desde algum tempo atrás ela vem sendo experimentada por convidados do Google.

O Next foi convidado para experimentá-la, o que vem fazendo neste segundo semestre de 2009. Sua equipe já pode comprovar que seu conceito deverá provocar uma verdadeira revolução quando começar a ser usado amplamente na Internet.

Desde novembro, o Google tem disponibilizado para seus primeiros convidados, um certo número de convites. Está estratégia já foi usada pelo Google quando do lançamento do Gmail, e no gaso do Google Wave, ela é decisiva, pois não há como colaborar se você não tem com quem colaborar...

O Next recebeu uma quota de convites, com os quais pretende viabilizar a extensão desta experiência para todos os interessados no Icict e nossos parceiros e colaboradores, produzindo uma Grande Onda Icict de Experimentação do Google Wave, que será organizada em 4 fases:

1ª Fase: Disseminação dos Convites do Google Wave;

2ª Fase: Workshop sobre o Google Wave;

3ª Fase: Onda Icict de Experimentação do Google Wave;

4ª Fase: Suporte ao Uso do Google Wave em projetos.


Uma pequena mostra das potencialidades da plataforma pode ser vista no Vídeo sobre o Google Wave com legenda em Português.


[editar] Objetivos e Possíveis Resultados

A Onda do Icict de Experimentação do Google Wave é uma experiência inédita na Fiocruz que poderá ter uma diversidade de resultados.

Objetivo Principal

O seu objetivo principal é avançar na introdução de tecnologias interativas no Icict, seus colaboradores e parceiros, criando as condições de utilização de uma plataforma capaz de servir como um importante instrumento para organização de pesquisas, atividades educativas e serviços.

SubProdutos

Por outro lado, a experimentação poderá ter diversos subprodutos, promovendo um movimento coletivo e uma ação de solidariedade na apropriação de culturas interativas. Podemos deslumbrar pelo menos três subprodutos:

Contribuição a quebra de barreiras culturais ao uso de tecnologias interativas - Ela ajudará a desmontar barreiras psicológicas que produzem resistências a experimentação ("eu não sei", "nunca estudei isto"), através da solidariedade no aprendizado.

Localização potenciais multiplicadores destas tecnologias - Ela permitirá também localizar colegas com maior desprendimento e potencialidades no seu uso que poderão se transformar em multiplicadores de futuras ações de experimentação;

Criação de instrumentos e metodologias de Experimentação de Tecnologias Interativas - Ela servira como Experimentação de Experimentação Coletivas, criando metodologias que servirão a introdução de outros instrumentos, tecnologias e atividades interativas. Servirá também para criarmos alguns instrumentos permanentes para este tipo de atividade como a criação de uma Lista de Discussão permanente para a troca de esperiência e suporte para o uso de tecnologias interativas.

[editar] Fases da Onda Icict de Experimentação do Google Wave

- 1a. Fase: Disseminação dos Convites do Google Wave

A 1a. Fase da Experimentação consistira da Disseminação de Convites Como cada novo convidado recebe, uma série de convites, cerca de uma semana depois de terem acessado ao ambiente, estamos trabalhando com multiplicadores nos Laboratórios, nucleos e departamentos que possam levar os convites a todos que tenham interesse. Assim, estamos convidando alguns colegas que posteriormente possam convidar seus companheiros. Nossa avaliação é de que no período de um mês todos os interessados no Icict e entre nossos parceiros possam ter sido convidados.

Os meios de divulgação dos convites serão a Lista-l do Icict, a Comunidade de Ead do Next, o grupo "Comunidades Virtuais na Saúde", as listas de Pesuisadores, de Professores Alunos e Ex-alunos do Icict e os colaboradores e contatos que participaram em outras atividades do Next (Revista Textos, .

- 2a. Fase: Workshop o Google Wave

Após o mês de janeiro, quando esperamos que todos os potenciais convidados já estejam convidados, faremos um Workshop de Apresentação do Google Wave para todos os interessados, onde apresentaremos seu conceito; suas características, suas principais ferramentas e possibilidades de utilizaçõa

- 3a. Fase: Onda Icict de Experimentação do Google Wave

Após o workshop iniciaremos uma Wave (Onda) do Icict, organizada pelo Next, pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde (CTICS) e pela Coordenação do Portal Fiocruz para sua experimentação, que oferecerão formação e suporte para os participantes.

- 4a. Fase: Suporte ao Uso do Google Wave em projetos

Após a fase de experimentação, os organizadores da Onda Icict, darão suportes aos grupos e equipes que queiram incorporar o Google Wave a sua atividade.

[editar] Instrumentos de Organização da Onda Icict

Para a organização e Registro da Experimentação usaremos três instrumentos:

1 - Este Wiki que oferecerá suporte de informação, tutorial e servirá ao registro da Experimentação;

2 - Uma Wave organizada com os participantes para Experimentação;

3 - Uma Lista de Discussão dos participantes da Onda para consulta, troca de informações e experiências (esta lista será pública embora o envio de mensagens só se verificará através do cadastramento e autorização dos organizadores). Esta lista será continuada após a Onda, para Experimentação de outras Tecnologias Interativas.


[editar] Algumas aplicações Possíveis do Google Wave

1 - Para organização de uma Atividade, Evento ou Projeto - pode servir para um usuário (individualmente ou em grupo), organizar um conjunto de materiais para uma atividade determinada (uma reunião, um estudo, etc.) por possibilitar "pindurar" em um Wave uma proposta de trabalho, os arquivos de texto, planilhas, videos, imagens, um mapa, etc., além de um cronograma e de viabilizar o registro do que está sendo feito;

2 - Construção de um documento colaborativo (com apoio de chat e troca de opiniões sobre o que está sendo feito);

3 - Suporte a Atividades de Ensino - permite organizar um projeto ou trabalho escolar, reunindo de forma colaborativa a documentação necessária; organizando e acompanhando a discussão sobre o assunto e a divisão de tarefas; permitindo produzir um documento colaborativamente

4 - Possibilidade dar apoio a Conferências e Palestras - Pode servir para referenciar conferencias, oferecendo Bibliografias, links e materiais de apoio, substituindo um uso do Twitter.

[editar] Aplicativos que podem ser usados para melhorar a experiência

1 - Google Wave Notifier - Aplicativo para o Firefox que serve para saber se você recebeu alguma mensagem nova em seu Google Wave. Importante para saber do movimento de suas Ondas sem ter de entrar toda a Hora no Google Wave.

2 - Aproveitando al maximo Google Wave - Outros aplicativos possíveis;

3 - 6rounds - Aplicativo para Papo com Vídeo no Google Wave

4 - Live-Note Extensão para Chrome que permite enviar a Google Wave anotações sem abrir Google Wave.

[editar] Certificado

Os Participantes do Workshop e da experimentação da Onda Google Wave do Icict terão direito ao Certificado de Participação do Next na Onda Icict.

[editar] Bibliografia, Documentos de Apoio e Waves Públicas

Vídeos

1 - Vídeo de Apresentação do Google Wave - Vídeo de Apresentação do Google Wave por parte da equipe do Google com legenda em Português;

2 - Como funciona o Google Wave? - Principais funcionalidades do Google wave apresentadas em Português;

3 - Video O que é o Google Wave em Inglês;

4 - Video Cinema;

5 - Estendendo o Google Wave: Construindo um Exército de robôs - Informações para desenvolvedores.


Links sobre o Google Wave

1 - Complete Wave Guide - pode ser uma boa referência para os usuários iniciantes do Icict;

2 - Considerações acerca do uso do Wave em projetos de E-health;

3 - Google Wave’s unproductive email metaphors - levanta alguns possíveis problemas do Wave;

4 - Como fazer enquetes e pesquisas no Google Wave;

5 - Criando Grupos de contato no Google Wave.

6 - Integrar o Google Docs num Google Wave.


Waves Públicas

1 - Wave publica inserida no Next blog, utilizada para o workshop http://www.next.icict.fiocruz.br/?p=1239

2 -

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Ferramentas