Workshops Andando na Nuvem

De Next
Ir para: navegação, pesquisa

Voltar para

[editar] Antecedentes

Desde o início de suas atividades o Next colocava entre suas estratégias a utilização de cursos e workshops como uma importante atividade de suporte as suas experimentações e de massificação da utilização de tecnologias interativas.

Desde 2008 começamos a desenvolver atividades neste sentido. No início apresentamos um workshop sobre Wikis em alguns cursos de especialização do Icict (colocar nomes) e do IOC (idem). Com o desenvolvimento das tecnologias de Web 2.0 e de Nuvem, deslumbramos a possibilidade de um curso em EAD (atualmente em construção) que denominamos "Andando na Nuvem: Tecnologias Interativas a Serviço da Pesquisa, da Educação e Saúde" e que pretende começar suas seções a partir de 2011. Paralelamente a isto, nos colocamos uma outra linha de trabalho no mesmo sentido: a realização de Workshops períódicos, com público aberto, que seja um lugar de apresentação de tecnologias interativas emergentes, de apresentação de suas potencialidades e forma de uso e esclarecimento sobre dúvidas dos potenciais usuários. Paralelamente a sua realização destes workshops, estamos criando um suporte virtual para os que querem incorporar os recursos apresentados. ois workshops, um em cada semestre, com o objetivo de testar o dispositivo técnico (transmissão na Internet, gravação e registro da atividade, etc...), definir e organizar melhor as atividades e sua dinâmica, formas divulgação, interesse do público, enfim, experimentá-los com o objetivo melhor preparar o projeto para começar a realizá-lo no ano de 2011.

O primeiro Workshop apresentou as tecnologias de núvem e discutiu o problema da colaboração, o segundo tratou das redes sociais.

O Relatório da Experimentação dos Workshops Andando na Nuvem pode ser encontrado aqui.

Convite Andando nas Nuvens

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Ferramentas