I Conexão Internacional de Saúde e (Ciber)Cultura - 2012

De Next
Edição feita às 06h10min de 19 de maio de 2016 por 188.143.234.155 (Discussão)

Ir para: navegação, pesquisa

Índice

Antecedentes

A Ideia da criação da "I Conexão Internacional de Saúde e (Ciber)Cultura" surgiu quando começou a ser organizada "Semana de Saúde e Cultura" que seria realizada pela "Rede Saúde e Cultura". Em primeiro lugar se pensou em criar um site para divulgação e inscrição. No caminho começou a se pensar que a criação de um evento na Internet, seria uma oportunidade de utilizar este evento para avançar na Rede Social Saúde e Cultura que vinha sendo construída pelo Next por demanda da Rede. Esta iniciativa também oferecia uma oportunidade para o Next fazer a experimentação de organização de um congresso na Internet, o que já vinha sendo cogitado acerca de dois anos.

Resumo

Com a realização, na Internet, da Mesa Redonda Internacional “Práticas e Ações Culturais nas Redes: Um bom caminho informal para a Educação ou o Fim dos Tempos?”, se encerrou a I Conexão Internacional de Saúde e (Ciber)Cultura. A gravação pode ser vista em: http://www.next.icict.fiocruz.br/sec/1ciscc/mesa-redonda-da-conexao-internacional-de-saude-e-ciber-cultura.

A "I Conexão Internacional de Saúde e (Ciber)Cultura: Práticas e ações culturais nas Redes" foi um dos três eventos que compuseram a Semana Nacional Ciência, Cultura e Saúde, que teve sua parte presencial entre os dias 3 e 5 de dezembro. As atividades na Internet se desenvolveram do dia 8 de novembro até o dia 21 de dezembro de 2012.

O evento teve 4049 visitantes diferentes (ou únicos=IPs) na Internet, com acesso a 5 páginas em média. Entre os visitantes 1378 pessoas visitaram o site mais de uma vez; o tempo médio de duração de cada visita foi de 10 a 20 minutos. O maior movimento médio se deu entre os dias 12/11 (data do início da divulgação das inscrições) e 11/12/2012, tendo o pico de visitas no dia 26/11 com 196 acessos. O caráter internacional foi conferido pela participação de pesquisadores da Espanha, Portugal e Brasil, em palestras eem uma Mesa Redonda Internacional na Internet, e com a visita de um total de 258 internautas de outros países, de línguas portuguesa, espanhola, francesa e inglesa.

Apesar da divulgação da I Conexão ter começado menos de um mês antes do evento, houveram 464 inscritos, foram apresentados 54 trabalhos de 76 autores, gerando 64 comentários, Todos os inscritos, optaram por participar de outras atividades da Rede Saúde e Cultura. Os trabalhos ainda podem ser vistos em: http://www.next.icict.fiocruz.br/sec/1ciscc/.


Objetivos

A "I Conexão Internacional de Saúde e (Ciber) Cultura" foi organizada pelo Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas (Next/Icict) da Fiocruz e pela Rede Saúde e Cultura (Minc-Fiocruz), tendo como tema central "Práticas e ações culturais nas Redes", por objetivo mapear, registrar e discutir atividades culturais, de alguma forma registradas, divulgadas ou armazenadas na Internet, que podem contribuir com a Promoção da Saúde e Bem Estar Social no Brasil e no Mundo. O evento marcou uma diferença dos típicos eventos acadêmicos, e abriu espaço para outros tipos de saberes. Se propôs a dar voz e demonstrar um espírito contestador, dinâmico, criativo e reflexivo da cultura e da Internet.

A Conexão teve o intuito de fortalecer os diversos tipos de produções possibilitados e disponibilizados pela, e na, WEB 2.0. Mais do que um evento acadêmico, foi um evento de experimentação, de mudanças de paradigmas, um evento para o internauta ligado a Cultura e Saúde e pessoas que atuam na área. A intenção foi a de fazer uma discussão dos trabalhos. O diferencial deste evento foi a possibilidade de estabelecer interações entre os participantes, o que contribuiu para a necessária criação de novos parâmetros de debate científico e de interação entre a população e a academia.


Público Alvo

O evento foi destinado a quem produz, cria, pesquisa, divulga, filtra, ensina, aprende, se expressa e está conectado, enfim, se interessa na geração de atividades culturais na Internet relacionadas à Saúde e ao bem estar social. Foram viabilizadas as participações e submissões de produções de ciberativistas, artistas, designers, pesquisadores, curadores, curiosos, profissionais de saúde, gestores, e de todos aqueles que colaboram ou pretendem colaborar com novas práticas culturais na Saúde.


Submissões

Foram aceitas produções próprias, artigos, publicações eletrônicas, audios, vídeos, animações, fotografia ou desenho digital, posts de blogs, redes, ou o que possa ser expressão de "Práticas e ações culturais nas Redes". Também foram aceitas indicações de produções de terceiros, quando citadas corretamente a fonte e a autoria, a título de “curadoria de material cibercultural”. Uma vez inscrito, os trabalhos foram organizados de modo a viabilizar a sua discussão através de comentários no site do congresso


Outras Atividades

Além do debate em torno das submissões, foram apresentadas palestras em vídeo e organizada uma e-mesa redonda com convidados onde foram debatidas, ao vivo e online, questões da Ciber(cultura) na Saúde. O evento foi uma experimentação de congresso em rede, radicalmente distinto das atividades acadêmicas tradicionais e sua experiência será apresentada em relatório detalhado, debatido com participantes e publicado em artigo acadêmico. Você pode acompanhar e participar no debate sobre essa experimentação no grupo do evento no Facebook a partir de meados de janeiro.

Well done arcilte that. I'll make sure to use it wisely.

Outras Informações

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Ferramentas