Paula Chagas Bortolon

Os ativistas do diabetes: um caso de participação social online que marca presença

As redes sociais se fortalecem e modificam com o advento da internet, e mais precisamente, com o surgimento da web. Nas comunidades virtuais há possibilidade de igualdade na participação de todos que ali se manifestam. Isto permite um novo modo de se comunicar, que reflete no campo da saúde como um movimento solidário na busca, se não da solução, da redução das consequências de problemas e de construção de conhecimentos de modo coletivo.

A participação popular no SUS fortalecida pelas redes sociais da internet

Solidariedade e resgate de autonomia são algumas das palavras que podem descrever o que se vê e vive, relacionado a saúde, em redes sociais online. Nestes ambientes, cidadãos trocam experiências sobre suas questões de saúde, o que traz uma reflexão sobre a lógica médica dominante, fortemente caracterizada por práticas autoritárias, ainda centradas na doença e não nos indivíduos e na coletividade.

Experiência pedagógica de um curso de tecnologias de nuvem ofertado para alunos de graduação com interesse em saúde

A equipe do grupo de Pesquisa "Tecnologias, Culturas e Práticas Interativas e Inovação em Saúde", que tem como laboratório de experimentações o Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas da Fiocruz (Next/Fiocruz), coordenado pelo Prof. Dr. Nilton Bahlis dos Santos realizou um Curso de Férias, Edição Inverno 2015, com foco em tecnologias de nuvem para a saúde no Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), para estudantes de graduação.

O uso de tecnologias de nuvem para a organização e transmissão on air de um evento científico de saúde

Trata-se de um relato de experiência do trabalho em equipe de organização e utilização das tecnologias interativas como whatsApp, facebook e transmissão on air, no I Congresso Norte e Nordeste de Saúde Baseado em Evidências (I Consebe). Os objetivos foram: promover o engajamento da equipe de organização do evento por meio das tecnologias interativas; conectar redes de conhecimento na área de saúde baseada em evidências.

Subscrever RSS - Paula Chagas Bortolon